Ainda sobre a Zona Franca de Manaus, trago a vocês hoje a cereja do bolo: o Polo Eletroeletrônico

24
Prof José Melo - Es-governador do estado do Amazonas

Bom amigos e amigas!
Um sábado abençoado.

O polo industrial de Manaus gera atualmente cerca de 120 mil empregos diretos.

As associadas Eletros geram, em todo o Brasil, cerca de 250 mil empregos diretos.

Na ZFM, o setor eletroeletrônico todo (eletrodoméstico, bens de informática e cadeia componentista) gera cerca de 50 mil empregos diretos.

Nos próximos anos, devem se instalar na ZFM, com destaque, empresas do segmento de semicondutores, ar-condicionado, bens de informática, baterias para veículos elétricos.

Há uma necessidade de se atrair empresas componentistas, principalmente de insumos como
semicondutores, placas de circuito impressos, embalagens, motores elétricos, compressores herméticos, baterias para veículos elétricos, painéis fotovoltaicos, são alguns exemplos.

O ambiente de negócios da ZFM, com a reforma tributária e sua adequada regulamentação, se tornará ainda mais próspero, posto que somente o Amazonas poderá conceder estímulos fiscais.

Mas, isso depende de ajustes no texto da Reforma Tributária que garantam a manutenção das vantagens comparativas.

É imperioso que haja a diversificação dos produtos da ZFM, ampliando a atuação econômica, para além dos setores eletroeletrônicos e de duas rodas (produtos finais e componentistas), responsáveis por cerca de 60% do faturamento e geração de emprego.

A atração de novos produtos e negócios, são metas que devem ser defendidas por todos os políticos, empresários, trabalhadores e todos que dependemos desse modelo para nosso desenvolvimento.

Professor José Melo – Ex-Governador do Estado do Amazonas