Um apagão na rede móvel e de banda larga das operadoras como Claro, Oi e Vivo deixou Manaus sem internet por duas horas nesta segunda-feira (10). Parte do interior do Amazonas também foi atingida. Um cabo foi rompido em trecho da BR-319 impactando todo o sistema para o estado.
A conexão foi interrompida às 11h. Às 11h55 o sinal retornou gradativamente, mas com instabilidade e lentidão. A conexão apenas se estabilizou a partir das 13h09.
O apagão causou transtornos até para os consumidores nas compras online. Lojas e supermercados foram afetados. Com o restabelecimento do acesso, muitas reclamações foram registradas nas redes sociais. Os internautas se queixaram da impossibilidade de realizar serviços bancários como o Pix.
A falta das redes 4G e 5G e do Wi-Fi impediu pagamentos também por débito ou crédito nas maquininhas de cartões.
Embora Manaus tenha parcialmente cobertura 5G pelas principais operadoras, os serviços de rede móvel e banda larga estavam instáveis no período da pane.
A Claro foi a única operadora que se manifestou sobre a falta de sinal. “A Claro informa que um trator das obras de manutenção da pista na BR 319, no KM 252, causou o rompimento de cabos que atendem a região de Manaus, gerando impacto nos serviços da operadora na cidade, nesta segunda-feira (10/07). A Claro afirma que suas equipes técnicas já estão trabalhando no local para restabelecer os serviços no menor tempo possível”, comunicou em nota
*Com informações do site Amazonas Atual