O Direto ao Ponto Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (23) o 5º levantamento de intenção de voto este ano para a eleição à Prefeitura de Manaus.
O instituto apresentou um cenário de pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores, além de pesquisas sobre o potencial de voto.
Disputa Eleitoral
No cenário estimulado, o prefeito David Almeida (Avante), candidato à reeleição, aparece na liderança da corrida eleitoral.
Pela primeira vez o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), aparece em segundo lugar, ultrapassando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).
Cenário Estimulado
* David Almeida (Avante): 31,6%
• Roberto Cidade (União Brasil): 18,5%
• Amom Mandel (Cidadania): 17,9%
• Capitão Alberto Neto (PL): 12,7%
• Marcelo Ramos (PT): 5,0%
• Wilker Barreto (Mobiliza): 1,4%
• Gilberto Vasconcelos (PSTU): 0,6%
• Não sabe/Não respondeu: 7,3%
• Branco/Nulo: 5,0%
Crescimento
Em comparação com os resultados da pesquisa do Direto ao Ponto realizada em julho, David Almeida, Roberto Cidade e Capitão Alberto Neto registraram um crescimento.
David cresceu 1,7%, Cidade cresceu 2,6% e Alberto Neto cresceu 3,1%.
Queda
Amom Mandel, Marcelo Ramos e Wilker Barreto, por outro lado, caíram nas intenções de voto.
Amom registrou uma queda de 1,4% nas intenções de voto, Ramos teve uma queda de 0,8%, enquanto Wilker caiu 1%.
Rejeição
Entre os pré-candidatos, Marcelo Ramos é o mais rejeitado.
• Marcelo Ramos: 48,4%
• Wilker Barreto: 43,7%
• David Almeida: 36,7%
• Roberto Cidade: 32,2%
• Capitão Alberto Neto: 31,8%
* Gilberto Vasconcelos: 25,4%
• Amom Mandel: 24,3%
Decisão de voto
A pesquisa ainda aponta que 54,2% dos eleitores dizem que estão totalmente decididos em relação ao seu voto para prefeito de Manaus.
Os que dizem seu voto ainda pode mudar são 40,3%.
5,5% dos eleitores não souberam responder.
Potencial de voto
O potencial de votos de um candidato refere-se à capacidade de atrair eleitores além de sua base atual de apoio.
Ele mede não apenas a intenção de voto declarada, mas também a simpatia e a possibilidade de conquista de eleitores indecisos ou de outros candidatos.
David Almeida
O prefeito, candidato a reeleição, conta com 28,4% daqueles que votariam nele com certeza e 28,0% que poderiam votar.
Apenas 5,9% afirmam não conhecer ou conhecer pouco David.
Total do potencial de voto: 62,3%.
Cidade
Roberto Cidade conta com 16,6% daqueles que votariam nele com certeza e 21,7% que poderiam votar.
28,8% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Roberto Cidade.
Total do potencial de voto: 67,1%.
Amom
Amom Mandel tem 16,7% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 20,5% que poderiam votar.
37,1% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Amom.
Total do potencial de voto: 74,3%.
Capitão
Capitão Alberto Neto tem 12,0% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 18,0% que poderiam votar.
37,1% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Alberto Neto.
Total do potencial de voto: 67,1%.
Ramos
Marcelo Ramos tem 5,3% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 23,1% que poderiam votar.
22,5% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Marcelo Ramos.
Total do potencial de voto: 50,9%.
Wilker
Wilker Barreto tem 2,0% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 11,1% que poderiam votar.
43,7% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Wilker.
Total do potencial de voto: 56,8%.
Gilberto Vasconcelos
Gilberto Vasconcelos tem 0,8% dos entrevistados que votariam nele com certeza e 7,1% que poderiam votar.
65,8% afirmam não conhecer ou conhecer pouco Gilberto Vasconcelos.
Total do potencial de voto: 73,7%.
Fatores
O potencial de voto dos candidatos pode crescer através de diversos fatores, como uma imagem pessoal carismática e propostas claras e relevantes.
Apoios políticos e alianças estratégicas também fortalecem a campanha, assim como uma presença eficaz nas redes sociais e mídia tradicional.
A habilidade de mobilizar apoiadores e lidar com crises pode influenciar positivamente a percepção dos eleitores.
Desempenhos em debates e a comunicação eficaz são cruciais, além de uma participação ativa na campanha e a presença nas ruas.
O potencial de votos de um candidato também pode diminuir durante uma eleição por diversos motivos.
Revelações de escândalos, controvérsias ou má conduta, seja na vida pessoal ou política do candidato, podem afastar eleitores que antes o apoiavam.
Uma campanha mal executada, ataques eficazes de adversários, um desempenho fraco em debates, entrevistas ou eventos públicos, a perda de apoios importantes, se os eleitores começarem a perceber que o candidato tem poucas chances de vencer, alguns podem migrar para outros candidatos considerados mais viáveis.
Esses fatores, isoladamente ou em conjunto, podem contribuir para a diminuição do potencial de votos de um candidato ao longo de uma eleição.
Dados da Pesquisa
O Direto ao Ponto Pesquisas ouviu presencialmente 830 eleitores em Manaus, nas seis zonas eleitorais, entre os dias 16 e 20 de agosto.
A margem de erro é de 3,5%, com um grau de confiabilidade de 95,5%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número AM-07279/2024.