Olimpíada Brasileira de Biologia: mais de cem alunos da rede estadual de ensino se classificam para 2ª fase da disputa

Do total de classificados, 92 são de escolas estaduais da capital e 14 do município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus.

61

O Instituto Butantan divulgou o resultado oficial dos alunos classificados para a segunda fase da XIX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). No Amazonas, 104 alunos da rede estadual de ensino avançaram para a segunda fase da disputa. O número representa quase 50% do total de aprovados do Estado, entre escolas públicas estaduais, federais e privadas.

Do total de classificados, 92 são de escolas estaduais da capital e 14 do município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus. Os demais são alunos da rede privada e de instituições federais, totalizando 229 alunos classificados no Amazonas.

Na capital, o destaque foi para a Coordenadoria Distrital de Educação 1 (CDE 1), que contou com 22 classificados, sendo 19 deles do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), escola localizada no Centro. As CDE 3 e 7 tiveram 20 classificados cada. A CDE 2 teve 18 classificados e na CDE 6 foram 10 alunos que alcançaram a aprovação.

O coordenador do CDE 1, Adson Coelho Cordeiro, falou sobre a importância desses resultados para os estudantes, para as escolas e para o ensino público de educação como um todo.

“Eu enxergo esses números com bastante alegria, pois eles são indicadores do nosso trabalho na rede estadual de educação. Números tão expressivos mostram como estamos valorizando as políticas educacionais. Ações como a Olimpíada só fortalecem nosso trabalho e incentivam os alunos”, explicou o coordenador.

Sobre a Olimpíada

A OBB é um projeto voltado para estudantes do Ensino Médio organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB), com o objetivo de promover e disseminar conhecimento nas áreas de Biologia.

Aumentando o conhecimento científico dos alunos, melhorando seu senso crítico e fortalecendo as políticas públicas de educação, a olimpíada estimula a difusão de ciência no país envolvendo teorias, temas experimentais, lógica e biologia no cotidiano das pessoas.

(*) Com informações da assessoria