Donald Trump conseguiu novamente. Oito anos após sua vitória surpreendente sobre Hillary Clinton e quatro anos depois de ser derrotado por Joe Biden, o ex-presidente agora retorna à Casa Branca como o próximo presidente dos Estados Unidos.
Sua vitória marca um retorno impressionante para um homem que deixou a Presidência com a reputação aparentemente arruinada, em meio à crise gerada pela invasão do Capitólio por apoiadores radicais dele, em 6 de janeiro de 2021. Após ser amplamente criticado por democratas e até por alguns republicanos, Trump embarcou em uma jornada de quatro anos que o levou de volta ao topo do poder.
Embora, por vezes, tenha sido desorganizado e abrasivo em seus discursos de campanha, ele se cercou de uma equipe profissional e experiente. Pesquisas indicaram que os americanos confiavam em Trump nas duas questões centrais desta eleição – imigração e economia -, e sua campanha foi implacável na defesa de suas propostas nessas áreas.
Embora sua equipe tenha demonstrado incertezas iniciais sobre como lidar com a troca de Joe Biden por Kamala Harris, o ex-presidente finalmente encontrou seu caminho, impulsionado pelo sentimento anti-establishment que o levou de volta à Casa Branca.
Agora, ele tem mais quatro anos de governo pela frente, desta vez com uma organização política mais forte para transformar suas promessas de campanha em ação.