Operação para combater violência contra a pessoa idosa é realizada em Manaus

Na ocasião, uma mulher foi presa, em flagrante, por maus-tratos e negligência contra a mãe, de 76 anos, no bairro Nossa Senhora das Graças.

96
Operação para combater violência contra a pessoa idosa é realizada em Manaus
Foto: Lyandra Peres/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por meio da Delegacia Especializada em Crimes contra o Idoso (DECCI), deflagrou, nesta quarta-feira (22/03), a primeira Operação Levítico 19:32 deste ano, voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa. Na ocasião, uma mulher foi presa, em flagrante, por maus-tratos e negligência contra a mãe, de 76 anos, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

A ação contou o apoio do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi), da Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (SEADPI) e da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

De acordo com a delegada Andrea Nascimento, titular da DECCI, a operação ocorre mensalmente, com o objetivo de apurar denúncias anônimas envolvendo pessoas idosas em situação de maus-tratos.

“Nesta quarta-feira seguimos em diligências para averiguar as denúncias, e na primeira situação já constatamos a veracidade da informação. No local, verificamos que uma idosa estava sendo vítima de maus-tratos pela própria filha”, disse a delegada.

Conforme Andrea, a vítima foi encontrada em um ambiente totalmente sujo, e sem condições de moradia, pois foi possível notar que a autora é acumuladora de lixo, o que gera um risco à saúde da idosa e também para os vizinhos delas.

Animais maltratados

Na residência, os policiais encontraram aproximadamente oito gatos, além de outros que entravam e saíam da residência, também em situação de maus tratos. A Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), foi acionada para dar prosseguimento ao caso.

Operação Levítico

Ao decorrer de todo o ano, a DECCI irá atuar na apuração dessas denúncias, com datas já estipuladas para dar vasão na elucidação dessas ocorrências que chegam até a delegacia.

“O nosso foco é o combate à violência contra a pessoa idosa, investigando e apurando essas ocorrências que chegam até nós. E se de fato for constatada a existência de crimes, iremos realizar todos os procedimentos cabíveis e garantir a integridade de quem sofre e punir aqueles que cometem a ação criminosa”, enfatizou Andrea.

Denúncias

As denúncias sobre crimes contra idosos devem ser realizadas pelo Disque 100, o Disque Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). “A identidade do informante será preservada”, garantiu a autoridade policial.

Procedimentos

A mulher foi autuada em flagrante por maus-tratos, negligência e apropriação de bens contra a pessoa idosa. Ela será encaminhada a audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.

(*) Com informações da assessoria