Sem definição da nacional, Plínio Valério e Amazonino Mendes caminham no interior

85

Apesar das definições concretas sobre quem deve ser o nome do PSDB ou a federação do ninho tucano para disputar essas eleições não terem sido divulgadas, dois pré-candidatos da legenda já iniciaram caminhada ao interior do estado. O ex-governador do Amazonino Mendes (Cidadania) visitou a comunidade de São José, no município de Careiro da Várzea e o senador Plínio Valério (PSDB) visitou a comunidade de Tenharin de Bela Vista em Humaitá.

Ambos os políticos afirmam que vão concorrer ao Governo do Amazonas pelo PSDB ou a federação do PSDB com o Cidadania, partido de Amazonino. Assim como ocorreu no caso das prévias presidenciais, em que Arthur Neto, João Dória e Eduardo Leite disputaram a vaga do partido para a candidatura à presidência, o mesmo pode ocorrer entre Plínio e Mendes para o Governo do Amazonas.

Pode ocorrer também da nacional decidir unilateralmente quem segue para o pleito, sem a necessidade da federação. Nesse caso, “venceria” quem teve ou tem mais habilidade nas articulações com os diretórios de ambas as legendas.

Leia mais: Braga e Omar tentam fugir do isolamento e fecham apoio com Lula

O ex-governador gravou na última quarta-feira (13) o segundo episódio do “Café com Amazonino”, uma série de encontros com a população que vão se publicados em suas redes sociais. Nesses encontros, o ex-governador discute problemas reais e possíveis soluções para o Amazonas. O primeiro foi na comunidade do Acará, no Viver Melhor, em Manaus.

Durante as celebrações que marcam a semana do Dia do Índio, o senador Plínio Valério (PSDB) visitou, neste sábado (16), a comunidade Tenharin de Bela Vista, localizada a cerca de 120 quilômetros do município de Humaitá. Pouco antes do fechamento das janelas partidárias, o senador Plínio Valério rachou o PSDB em duas infantarias, os que apoiam sua candidatura e aqueles, que ao lado de Arthur Neto, apoiam a candidatura de Amazonino Mendes como nome da federação partidária entre PSDB e Cidadania.

A equipe conversou com o senador amazonense sobre a possibilidade das prévias pela disputa ao Governo do Amazonas. De acordo com Valério, o discurso em que afasta Mendes do PSDB continua mantido. “Caminha para isso, mas nada acertado. Temos ainda dois meses pela frente para ajustar. Se depender de mim, não será candidato”, declarou.

A equipe de comunicação do ex-governador Amazonino Mendes foi sucinta ao afirmar que as prévias não devem acontecer e que a decisão deve sobressair direto da direção nacional da federação. Eles estão convictos que Amazonino Mendes já foi escolhido como pré-candidato ao Governo do Amazonas. “E não haverá prévias. Será uma decisão da executiva nacional da federação”, completam.